Quais os tipos de energias renováveis existentes?

Você já se perguntou quais são os tipos de energia renovável existente? Se sim, esse conteúdo é para você, o que te fará aprofundar seu conhecimento sobre as principais fontes de energia renovável.

Energia solar

Utiliza-se o calor ou a luz do sol como fonte de energia, para coletar o calor são usados painéis coletores térmicos usados para o aquecimento de água, também é usado o calor para gerar energia em usina heliotérmica, assim como a geração de eletricidade através de painéis fotovoltaicos que coletam a radiação do sol.

Energia Eólica

Os ventos movem as hélices dos aerogeradores e da mesma como os tipos de energias renováveis citados nesse post, precisam de uma quantidade abundante do recurso natural, nesse caso o vento.

Energia Hidrelétrica

Gerada pela água dos rios e mares, esse tipo de energia nós conhecemos bem, pois é ela que é usada no Brasil como fonte principal, outra questão sobre essa energia é que em momento de seca ou estiagem, ela acaba por se tornar escassa ou que sejam necessárias medidas para complementação dessa energia.

Energia Biomassa

Matéria de origem vegetal e animal (resíduos agrícolas ou excremento de animais respectivamente), decompõem e geram gases que produzem energia. A biomassa também pode ser queimada e produzir calor. Em nosso país usa-se a cana de açúcar para produzir eletricidade.

Energia Biocombustível

Energia gerada através dos combustíveis gerados através da biomassa como por exemplo: o etanol que gera energia para a locomoção de carros.

Energia geotérmica

Esta energia é gerada pelo calor localizado no interior da terra. São coletados os vapores e a água quente por dutos e por fim, conduzidos aos geradores na superfície que transforma a energia geotérmica em energia elétrica.

Energia maremotriz

Essa energia também é conhecida como energia oceânica, originária das mares ou da água do mar, seja pelas correntes marítimas ou pela diferença relacionada a altura entre as mares altas e baixas, e posteriormente convertida em energia elétrica.

Veja mais em: https://www.epe.gov.br/pt/abcdenergia/fontes-de-energia#:~:text=S%C3%A3o%20exemplos%20de%20fontes%20renov%C3%A1veis,das%20mar%C3%A9s%20e%20das%20ondas).

Outro link utilizado de base foi: https://www.ecycle.com.br/energia-maremotriz/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *