Como buscar vaga

Busca de Vagas

Buscar recolocação ou vagas de trabalho tornou – se um desafio, uma ação estratégica, os dados sobre desemprego assustam quando comparados a anteriores, segundo dados da Agência Brasil (EBC) no quarto trimestre de 2020 a taxa de desemprego chegou a 13,9% no país.

A pandemia acentuou os índices de desemprego, mudou as relações de trabalho, e evidencia a importância de preparar-se para contornar situações.

Na carreira profissional precisamos pensar não apenas no hoje, mas no futuro como presente, como assim ENERJOBS?  Sua carreira é fruto do quanto dedica-se a ela, o quanto você investe e como se sente em relação a ela.

O mercado de trabalho está mais competitivo e não basta apenas o conhecimento técnico, hoje o conjunto de competências e habilidades são avaliados nos processos seletivos. Além disso a situação atual trouxe novas demandas e possibilidades de atuação

O mercado Fotovoltaico em 2020 gerou cerca de 86 mil empregos segundo dados da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), para esse ano estima-se que 118 mil novos postos em GD (Geração distribuída) sejam abertos. Somando a GC (Geração Centralizada) essa projeção aumenta para 147mil novos postos de trabalho, informações extraídas do Canal Solar durante entrevista com Rodrigo Sauaia, CEO da ABSOLAR.

Então como faço para buscar vagas?

  1. Conheça o setor, pesquise empresas que atuam no setor diretamente e indiretamente
  2. Defina o que buscar e como buscar. Planejamento é a chave!
  3. Organize as empresas e áreas que deseja trabalhar
  4. Faça uma busca no google com o título do cargo ou apenas com a área
  5. Leia atentamente o perfil da vaga e avalie se você tem pelo menos 75% de aderência a vaga
  6. A maioria das empresas utilizam IA em seus processos de seleção, caso seu CV não esteja bem redigido com palavras-chave, possivelmente você não evoluirá no processo
  7. Cadastre seu CV no site da(s) empresa(s) que você gostaria de trabalhar ou se identifica com ela.
  8. Ao se candidatar alguma vaga e for solicitada carta de apresentação, redija uma carta para cada vaga que se candidatar, ressalte as competências e habilidades que a vaga pede com as suas. Isso ajuda a dar match!
  9. Caso encaminhe cv por e-mail, faça uma apresentação diga qual a finalidade do e-mail e conte um pouco sobre suas experiências. Não prolongue apenas desperte o interesse do Recrutador!
  10. Trabalhe seu LinkedIn, faça conexões, compartilhe experiências, desenvolva seu networking!
  11. Organize suas candidaturas em planilhas de Excel, coloque a empresa, vaga, data de envio, data de follow-up e feedback
  12. NÃO DESISTA, RESPIRE, DESCANSE E VÁ EM FRENTE!
  13. Redija um bom CV, sem firulas, utilize PALVRAS-CHAVE
  14. O futuro está tão próximo quanto o hoje, por isso não deixe de trabalhar sua carreira

 

Precisa de suporte para busca de vagas ou recolocação profissional?  Entre em contato conosco e fale com algum consultor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *