Quais as tendências esperadas para o futuro do RH?

Entendemos que o RH tem evoluído cada dia mais para além de atividades burocráticas ou operacionais, por esse motivo é essencial e até mesmo primordial, que estejamos atentos ao que virá.

A Fundação Instituto da Administração (FIA) revela na Pesquisa Gestão de Pessoas na Crise Covid-19, que cerca de 46% das organizações em período de pandemia se adaptaram para o regime Home Office ou Híbrido, com isso, notamos também, que com a efetividade da vacinação por boa parte da população brasileira, ocorrerá aos poucos uma retomada das atividades, porém, considera-se que, parte dessas empresas permanecerá nessa atuação mais flexível, o que por sua vez exigirá maior esforço por parte do RH para aprimorar o que foi alcançado nesses formatos.

Outra tendência que deve ser destacada: é que com a competitividade do mercado, haja necessidade de elaborar estratégias e ações para manter os talentos na empresa, proporcionando uma ótima experiência e também um excelente clima dentro da organização. Por isso, as empresas devem estar atentas para as demandas trazidas pelos funcionários assim como estar aberta para aplicação de melhorias.

É inegável que a tecnologia mais do que nunca mantem seu protagonismo na contemporaneidade, com papel decisivo para facilitar os processos de RH e controle de métricas, facilitando o dia a dia do profissional e também dos colaboradores de forma geral.

Concluímos com a tendência de flexibilização de benefícios, que dependerá principalmente da visão estratégica do RH para atuar em parceria com os gestores das demais áreas das organizações para se adequar a realidade dos colaboradores, afinal, sabemos que os benefícios possuem ligação direta para transformar uma vaga para que ela fique mais atrativa, o que também contribuirá com a retenção desses talentos.

Fonte: https://www.mundorh.com.br/futuro-do-rh-o-que-esperar/

 

A segunda maior usina fotovoltaica estreia as operações na Bahia

Após o investimento de R$ 1,4 bilhões a Pátria Investimentos que possui enfoque na comercialização e produção de energia renovável e estabeleceu as operações da Usina Solar do Sertão localizada na região de Oliveira do Brejinhos (BA), que possui capacidade de 475 MWp, este projeto foi realizado pela Essentia Energia.

O segundo maior parque de energia solar do Brasil foi projetado para atender aproximadamente 580 mil residências e com isso, reduzir a produção de dióxido de carbono, além de todo esse investimento realizado pela Pátria, há projeções de que eles mantenham as aplicações de capital voltadas ao setor.

Outra novidade também no Estado da Bahia é que surgirão novos empregos para a construção de uma nova usina em Barreiras, a previsão é que 1 bilhão de reais sejam investidos pela empresa Solar Newen Bahia Energia, o que também ocasionará no surgimento de 990 vagas na região. Portanto, destacamos a importância para o destaque nas oportunidades que acontecerão é o foco na capacitação, sendo este um dos fatores diferenciais para contratações.

Fonte: https://clickpetroleoegas.com.br/com-investimentos-de-r-14-bilhao-nova-usina-de-energia-solar-inicia-operacao-no-estado-da-bahia/

 

Intersolar: a maior feira do setor solar na América do Sul

Hoje (20/10), é o último dia em que acontece a maior feira da América do Sul com foco total em energia renovável, principalmente a solar, localizada no Expo Center Norte e com programação de palestras e exposições, inclusive um ótimo lugar para compartilhamento de conhecimento e também criação de contatos e prospecção de novos negócios que reúne toda a cadeia produtiva do setor de energia solar.

Todas as medidas contra o COVID-19 são tomadas para assim proporcionar diante de toda segurança, com regras para entrar no local e também na circulação de pessoas dentro da feira, como realizarão refeições e a higiene.

Se você soube dessa feira incrível apenas agora, aproveite pois ainda tem como adquirir a sua credencial, acesse este outro link para saber o preço do ingresso para visitantes e efetuar a inscrição do evento: https://www.intersolar.net.br/ingressos?ref=m5f53ad67b8701618e8422b7c-s6076a5da8bc5393d0752c7a2-t1634651479-cb1828ae7

Além disso, o horário de funcionamento da feira no dia 20 de outubro de 2021 das 12:00 às 20:00, não perca essa oportunidade incrível de comparecer lá.

Para conferir a vasta lista de expositoras da feira poderá acessar o link: https://www.intersolar.net.br/relacao-de-expositoras sendo permitido acesso a planta do local.

Fechamos esse post com outro assunto em destaque que é indicar a vocês a leitura de uma entrevista efetuada a THE SMARTER E SOUTH AMERICA pelo especialista Márcio Takata, mostra a sua visão e também motivos para sua inserção no setor de renováveis, o que nos trará motivação e inspiração para assim também investir nesse incrível setor, confira a entrevista no link: https://www.thesmartere.com.br/noticias/cinco-perguntas-marcio-takata

Outras fontes: https://www.intersolar.net.br/medidas-de-protecao?ref=m5f53ad67b8701618e8422b7c-s6076a67dd0447d06193c0d72-t1634650953-c3f36105e

https://www.thesmartere.com.br/programa-da-feira

 

Geração de energia solar para a periferia de São Paulo

Chegou o momento de criarmos novas alternativas de energia renovável e temos mais um exemplo de mobilização em prol da criação de uma minigeradora de energia na periferia de São Paulo, o projeto foi executado pela Graziela Gonzaga que também teve auxílio da empresa em que trabalha denominada Worley e de alguns colegas de trabalho, do Instituto Favela da Paz e da CL Solar.

O objetivo do 1° minigerador é suprir a geração de energia equivalente a 900 Kwh, ou seja, cerca de quatro casas com até 20 moradores da comunidade de Jardim Nakamura na zona sul da capital utilização a energia solar e terão os custos de energia reduzidos, considerando a escassez hídrica que enfrentamos em nosso país e com isso, há dificuldade em manter as contas em dia (até mesmo as contas mais básicas).

Isso só se tornou real pelo apoio de Fábio Miranda coordenador do Instituto Favela da Paz e Graziela Gonzaga cientista ambiental e idealizadora do projeto, também por empresas colaboradoras entre elas: a Worley e a CL Solar que efetuou a instalação do sistema através de Rodrigo Poppi.

Considerando os custos relativamente altos para esse tipo de geração de energia, nota-se que em pouco tempo os gastos são recuperados e o retorno acontece em pouco tempo, sendo que atualmente existem inúmeras formas de financiamento que contribuem muito para a viabilização de projetos como esse que é o 1° minigerador de São Paulo e segunda mini geradora do Brasil (localizada no Rio de Janeiro).

Os dados desse post forma retirados da fonte: https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2021/10/18/1-geradora-de-energia-solar-na-periferia-de-sp-quer-driblar-conta-cara.htm

Mais uma boa notícia para todos, saber que há investimentos acontecendo com foco total na geração de energia limpa e renovável, vale lembrar também que hoje se inicia a Intersolar que é uma das maiores feiras do setor, o local em que está acontecendo é no Expo Center Norte e terá duração de três dias (18, 19 e 20 de outubro).

Aproveite e adquira sua credencial no link: https://www.intersolar.net.br/ingressos

 

Inauguração do novo parque solar em São Paulo

Em meio a situação atual de crise hídrica em nosso país, a EDP Renováveis inaugurou o maior parque solar de São Paulo, a estrutura do projeto possui mais de 600 mil painéis solares e que gerará 547 GWh no ano, portanto, exercerá grande contribuição para o abastecimento de energia para 750 mil habitantes.

Houve um investimento nesse projeto de 750 milhões de reais, sendo localizado este parque na região de Pereira Barreto, o foco principal deste empreendimento é facilitar o alcance da meta de redução na geração de carbono em 90% até o ano de 2030, o que por si só, além de ser uma ótima iniciativa de energia limpa, é também sustentável, colaborando para a geração de muitos empregos na cidade, cerca de 56% da população trabalhadora de Pereira Barreto.

E com esse case importantíssimo, nota-se o quanto há para se crescer nesse setor, com esse post entendemos que esta é uma nova prova dos avanços das Energias Renováveis e também das iniciativas para a construção de um futuro melhor e com toda certeza também mais consciente e com responsabilidade ambiental.

Aproveite esse momento para entrar no setor, o mercado está aquecido, necessitando de novos profissionais com domínio e conhecimento das Energias Renováveis , não esqueça de acompanhar em nosso blog as novidades do setor, todas as segundas, quartas e sextas.

Fonte: https://canalsolar.com.br/maior-parque-fotovoltaico-de-sp-e-inaugurado/

 

Qual a importância do networking?

Networking é um tema que que está em evidência no universo corporativo, considerando que a prática deste proporciona grandes resultados para quem deseja reconhecimento na área de atuação profissional.

Mas afinal de contas, o que é networking? Se você ainda tem dúvida sobre a definição, entenda que, segundo o Dicionário brasileiro da Língua Portuguesa, Networking é a rede de contato de pessoas, adquirida em seu dia a dia, pessoalmente, por telefone ou pela internet, para as inúmeras necessidades e especialmente para a carreira profissional, que será de grande ajuda ou que trará destaque para você no futuro e ocasionando em uma contratação.

O networking contribui para cultivar conexões profissionais e isso pode acontecer, tanto presencial quanto virtualmente, este que, com o avançar da tecnologia, tem sido cada vez mais favorecido, possibilitando conexões com pessoas de qualquer parte do mundo.

Dentre os benefícios provenientes do networking, citamos aqui a abertura para oportunidades profissionais, trocas de experiências, recolocação no mercado de trabalho, reconhecimento de habilidades e novas parcerias entre empresas e também profissionais.

E como posso começar meu Networking? Um dos principais locais para gerar bons relacionamentos é o LinkedIn, que atualmente é a maior rede profissional, criada justamente com o objetivo de conectar pessoas de qualquer lugar.  Além das redes sociais, utilizadas pelos profissionais tanto para conexão individual como para interação em grupos relacionados à sua área profissional, outra técnica importante para o fomento do networking é a participação em eventos presenciais e também a produção de conteúdo na sua área de domínio, pois além de contribuir para o conhecimento de outras pessoas, faz com que você seja visto como referência e conquiste visibilidade e autoridade no mercado profissional.

Fonte: https://blog.solides.com.br/networking/

 

 Como atua o departamento de RH?

O departamento de Recursos Humanos atua com recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, além de ser responsável por gerir a remuneração e benefícios dos colaboradores.

Também é papel fundamental do RH, pautado num olhar estratégico e humanizado, atuar na comunicação interna da empresa, gerindo conflitos, intermediando interesses da organização e dos profissionais, zelando constantemente pelo equilíbrio do relacionamento entre as partes, promovendo ganho mútuo.

Resumimos aqui informações do funcionamento e atuação do setor em uma empresa, aproveitando esse gancho: venho falar um pouco sobre a Enerjobs.

Somos uma empresa desenvolvida com o foco total no setor de Energias Renováveis e com o nosso conhecimento do setor buscamos talentos com competências alinhadas para o perfil das organizações.

Nosso site não é apenas o local em que divulgamos conteúdo relevante para o setor, mas também onde recrutadores, empresas e candidatos encontram possibilidades de acordo com a necessidades de cada um para facilitar a busca de talentos, empregos e de conhecimento de qualidade relacionado ao setor que vislumbra crescimento.

Fonte: https://www.gupy.io/blog/recursos-humanos

Qual o potencial de crescimento do Setor Solar?

Seguimos otimistas em relação ao crescimento do setor de Energias Renováveis no Brasil, principalmente, no que está relacionado a Energia Solar. Não há dúvidas das potencialidades do setor e também em relação aos empregos gerados por ele, deixamos mais um ponto de atenção para a importância de estar preparado para esse crescimento.

Conforme notícia do Canal Solar o ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque relatou na abertura do Proenergia 2021, o nosso país investirá em energia solar, o que ocasionará no crescimento de 13% na matriz energética até o ano de 2030, ou seja, serão aumentados os investimentos em Energias Renováveis, o que resultará na redução de energia utilizada através das hidrelétricas para 49%, promovendo uma utilização de energia mais econômica e acessível.

Por fim, temos certeza de que muito será reservado para os próximos anos e que está mais do que na hora de promover esse crescimento e preparar-se para um futuro de Energia Renovável, limpa e sustentável, para além do que conhecemos hoje, chegará o dia em que haverá maior transição dos meios atuais de produção de energia para os diversos tipos que possuímos e podemos explorar.

Fonte: https://canalsolar.com.br/energia-solar-chegara-a-13-da-matriz-ate-2030-destaca-bento-albuquerque/

 

Por que investir em recolocação profissional?

Você em algum momento se questionou sobre o que é a recolocação no mercado de trabalho? Entendendo como isso funciona, elaboramos outro questionamento: por que pagar por um auxílio profissional?

Partiremos do primeiro questionamento nesse post descrevendo sobre o que é a recolocação? Tem como foco traçar estratégias para facilitar a inserção do profissional novamente no mercado de trabalho, existem alguns pontos que deverão ser observados.

Será necessário que redija o seu currículo da melhor forma possível e com auxílio de um profissional essa correção se torna ainda mais assertiva, também deverá ter um direcionamento relacionado à como se comportar em uma entrevista, como utilizar o seu networking, além de inúmeras ações para atingir a tão sonhada recolocação. Outra opção que também atua com a recolocação é o outplacement, porém o solicitante desse trabalho é empresa que efetuou a demissão do profissional ajudando-o com a recolocação e arcando com os valores pagos a uma empresa especializada.

Entende-se que a recolocação é um processo estratégico e que em alguns casos se faz necessário também uma análise detalhada dos objetivos do profissional, perfil comportamental e motivos para solicitação do serviço.

Efetuando esse alinhamento, chega a hora de trabalhar as potencialidades e nada melhor do que um olhar profissional diante deste novo desafio, é aí que chegamos ao ponto crucial da solicitação desse serviço, já que é através do olhar de um especialista em RH e também das experiências e conhecimentos adquiridos por ele que efetivamente conseguirá destacar o que você tem de melhor e alcançar o emprego tão desejado.

Aproveite para conferir um pouco mais do nosso trabalho na aba Quem somos.

Fonte: https://www.pravaler.com.br/recolocacao-profissional-o-que-e-quando-e-como-fazer/

 

Dicas de como melhorar o currículo

Você já parou para pensar na importância do currículo? Antes de qualquer outro fator a ser aprimorado na busca de emprego esse é o primeiro passo que definirá se você continua ou não no processo seletivo (não significa que as outras etapas possuam menor relevância) por ora focaremos no CV.

Separamos dicas de como elaborar um excelente currículo:

1° Tenha equilíbrio na hora de colocar as informações no currículo.

Essa dica é importante por que o ponto principal da criação de Cv depende de você, que conhece o que tem de melhor, mas tenha moderação em alguns pontos e não esqueça de colocar toda informação decisiva para que o seu currículo seja escolhido. As informações básicas de um currículo são: nome, e-mail, link do LinkedIn, endereço.

2° Apresente sua área de atuação.

Nessa etapa, logo depois de você colocar os dados pessoas, você deve acrescentar sua área de atuação, ou seja, definir o setor em que trabalha como por exemplo:

Logística e supply chain;

Administração e gerenciamento de empresas;

Importação e gestão de estoque e armazém;

3° Coloque dados sobre sua formação especifique o que estudou, local em que estudou se concluiu o curso ou não assim como o tipo de curso realizado.

4° Escreva de forma resumida suas qualificações de acordo com sua área de atuação.

5° Organize suas experiências mais atuais e importantes, sendo que as mais recentes devem aparecer primeiro seguida das mais antigas.

6° Coloque seus cursos adicionais e outras atividades importantes, como por exemplo: trabalho voluntário.

7° Atente-se a gramática e também ao visual do seu CV, leve também em consideração sua área de atuação pois em alguns casos um currículo simples e organizado é o suficiente.

Com essas dicas acima, será possível efetuara criação de um excelente currículo, tenha atenção e dedicação na criação desse arquivo pois é através dele que muitas portas se abrirão em sua carreira.

Agora, uma dica maravilhosa e especial para profissionais da área de Energias Renováveis é que vocês não deixem de acrescentar informações relevantes sobre cursos ou experiências nesse setor, pois esse fator é desejável e pode ser até mesmo decisivo para que passe para a próxima etapa de entrevista.

Fonte: https://www.guiadacarreira.com.br/carreira/10-dicas-para-um-curriculo-perfeito/