Projeções de crescimento da Energia Solar no Brasil até 2026
O Brasil se destacará internacionalmente da geração de Energia Solar!
O relatório criado pela Solar Power Europe “Global Market Outlook” com a colaboração da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) e o Global Solar Council, foi divulgado na Intersolar Europe, o evento aconteceu em Munique e evidencia notícias positivas sobre o recorde de 1 TW na geração de energia solar no mundo este é o novo recorde na geração de energia solar e o Brasil teve destaque internacional e há projeções positivas ao papel desempenhado por nosso país nos próximos 4 anos.

O cenário latino-americano também foi analisado, se considera um aumento da capacidade fotovoltaica de 44% equivalente a 9,6 GW, e a que foi acumulada referente à 30 GW, o crescimento evidenciado desde o período de 2015 em 40 vezes, outra boa previsão é que até 2026 haja a geração de cerca de 30,8GW por ano e o Brasil será um dos principais protagonistas dessa ascensão.

Em entrevista para a pv magazine o presidente da ABSOLAR , Dr. Rodrigo Lopes Suaia relatou o potencial do Brasil levando em conta que no mês de abril desse ano o Brasil passou o limite de  15 GW no total de energia solar instalada, 5 GW foi adicionado em 2021, em GC (geração distribuída) obtivemos  10 GW em capacidade instalada e as usinas solares de grande porte também produziram 5 GW. 

Sauaia também revelou que a lei garante que a medição líquida seja facilitada com o prazo do ano de 2023 e que serão permitidas as contagens até o ano de 2045, há também uma introdução gradual de taxas pela distribuição, porém, não trará grandes impactos para a aquisição de sistemas solares fotovoltaicos.

Outras oportunidades também são reservadas para a GC (geração centralizada) com novos projetos (recorde em 2021), os contratos realizados no mercado livre de energia que foram incentivados após a economia ser enfraquecida e redução dos leilões que fortaleceu contratações realizadas por shoppings e grandes empresas de forma competitiva. Um ponto importante a rever para o futuro é o funcionamento do armazenamento dessa energia, que revela grandes desafios.


Projeto que suspende o reajuste tarifário na conta de luz está em análise
A urgência para verificação do projeto foi aprovada!