Descubra como realizar uma transição de carreira!
6 passos práticos para te auxiliar em uma transição assertiva.
O primeiro passo para iniciar uma transição de carreira é entender os motivos que o fizeram escolher essa opção, sabemos que não é necessário se manter em uma profissão por toda a vida, mas é importante entender e ver se essa transição realmente resolverá o seu problema, se você já analisou e percebeu que valerá a pena, buscar, investir tempo e também dinheiro em uma nova profissão, você está no lugar certo, separamos para você algumas diretrizes para você realizar transição de carreira.

1- Invista em autoconhecimento: é muito essencial que você conheça o que deseja para o seu futuro e depois  busque um cargo  que se adeque aos seus desejos e necessidades para adentrar na nova etapa de sua vida, em alguns casos, se faz necessário um auxílio profissional como por exemplo um Coach de carreira para realizar um alinhamento vocacional. 

2- Trace um objetivo de acordo com o que definiu na etapa do autoconhecimento:  com o objetivo definido você tem de analisar o mercado, ver se haverá satisfação profissional e quais os obstáculos para atingir sua meta, nesse ponto perceberá se a mudança de carreira será positiva, pois o mercado tem grande influência na sua busca e te ajudará a definir os próximos passos para conseguir a nova oportunidade.

3- Entenda o que precisa melhorar para alcançar a vaga de emprego sonhada: aqui você alinha as informações que adquiriu sobre o mercado e setor que deseja ingressar, podendo traçar uma direção com foco na qualificação e melhoria de habilidades.

4- Saiba os custos para essa transição de carreira: a vida tem seus altos e baixos e é muito importante que tenha preparo financeiro para realizar essa transição de carreira, é primordial saber o quanto pagará em cursos para uma nova profissionalização, tempo para execução e quais os possíveis gastos em caso de imprevistos.

5- Comece a formar um networking para a área que deseja atuar: atente-se a eventos em que poderá conhecer novas pessoas e aprofundar sobre o mercado, entre em grupos nas redes sociais, como por exemplo no LinkedIn em que existe a possibilidade de participar de grupos com informações relevantes do setor,  mantenha contato com profissionais da área e aprenda com eles.

6- Atualize seu currículo: para que ele esteja alinhado com as oportunidades da nova profissão escolhida e novo cargo, isso inclui também o perfil do LinkedIn que é muito usado por Headhunters na busca de talentos de diversos setores, dê o seu melhor e capriche, essa atitude contará pontos ao seu favor. Confira nesse link dicas para melhorar seu perfil no LinkedIn.
6 Dicas para se recolocar no setor de energia solar
Aprenda o que é necessário para atuar no setor