Crescimento na geração de energia solar e eólica em 2021
Veja os principais dados de crescimento das energias: solar e eólica!
Conforme dados do relatório Revisão Global de Eletricidade realizado pela Ember sobre as energias livres de combustíveis fósseis (engloba a energia nuclear, biomassa, eólica e solar entre outras) no ano de 2021, obtiveram 38% do consumo de energia global. Em contraposição, o uso do carvão aumentou consideravelmente em comparação aos anos anteriores com 36%.

Forma analisados 75 países considerados 93% da demanda de energia do planeta, dessa somatória pelo menos 50 países ultrapassaram os 10% de consumo pelas fontes eólicas e solares, destes 3 países conseguiram substituir os combustíveis fósseis nos últimos 2 anos pelos renováveis em 8%, sendo eles Holanda, Austrália e Vietnã.

A energia eólica e solar apresentam protagonismo na geração de energia já que tiveram o aumento de 14% e 23% respectivamente para combater a emissão de gases poluentes e mudanças climáticas previstas para os próximos anos.

Outro fator preocupante foi o aumento na utilização do carvão como fonte de energia, com maior aumento histórico registrado desde 1985, ou seja, no ano de 2021 o aumento foi de 9% evidenciando 2% a mais do que o ano de 2018. Devido ao aumento no valor do gás os países asiáticos registraram novos recordes no uso do carvão, além disso por conta do déficit em energia hidrelétrica Rússia Turquia e o Brasil precisaram recorrer também a esse tipo de energia. Porém, o Brasil ainda se destacou ao trazer números positivos na produção de energia eólica entre os ano de 2015 e 2021 em que dobrou a quantidade e também frente ao uso de bioenergia ficando atrás somente da China, Alemanha e Estados Unidos.


Transição energética impulsiona investimentos em energia renovável!
Saiba mais sobre o novo relatório da Irena, revela sobre o cenário de transição energética.