Alta demanda de empregos verdes
Desenvolver habilidades verdes e também a capacitação de profissionais precisa acompanhar demanda do setor verde.
Indicadores informam que daqui a 5 anos haverá maior demanda de empregos no setor verde/sustentável, do que em comparação com a atualidade e com isso, evidencia a escassez na mão de obra e enorme necessidade de capacitação, aprimoramento de habilidades verdes. Considera-se que em 2021 ocorreram1% de contratações verdes, sabemos que há metas para atenuar as mudanças climáticas e entre elas, a transição energética ativando empregos em todas as áreas.

Segue abaixo uma lista sobre funções que terão necessidades de habilidades verdes:

• Instalações de painéis solares.
• Conhecimento do setor e do mercado.
• Conhecimentos de Projetos, Distribuição, Regulação e Sistema eólicos e fotovoltaicos.
• Meteorologia
• Especialidade em Agricultura
• Arquitetura
• Dados
• Engenharias

Sendo assim, atualmente das oportunidades de contratação, 10% são empregos verdes ou que necessitem de maior conhecimento e habilidades atreladas ao setor, conforme relatado  em análise efetuada no ano de 2021, o que tende a crescer nos próximos anos.

Os principais continentes em que esse tipo de demanda aumentou nos últimos tempos são: África, Oceania, América do Sul e do Norte. Sendo assim, entendemos que de forma geral a transição de empregos verdes está em passos lentos, já que de 10.000 empregos apenas 1 é inteiramente verde.

Notamos também que a migração entre profissionais com conhecimento verde para outros empregos relacionados a mesma área, e uma pequena alteração para os que executam empregos não verdes e migraram para atividade parcialmente verdes ou totalmente verdes. Mas há grande necessidade de atuar dessa forma no futuro trazendo mão de obra de outros tipos de setores para os relacionados ao cuidado com o meio ambiente.

Os talentos possuem diferenças de gênero, sendo que os cargos atingidos por mulheres são 62 para 100 alcançados pelos homens desempenhando as mesmas funções, enquanto, as gerações mais jovens estão acelerando as qualificações e aprimorando sua formação, o que é essencial para o crescimento das ofertas de profissionais no setor que tende a demandar ainda mais talentos.

Energia solar: a fonte de energia renovável mais promissora!
Sabia mais sobre essa fonte de energia renovável que revolucionará o futuro.